terça-feira, 21 de setembro de 2010

Comercial Jocum Brasil. Sete áreas, uma Missão.

Saudações Missionárias galera! Depois de cinco meses na ETED Comunicadores (Curitiba-Pará), eu estou de volta! Foi um tempo fantástico que passei na JOCUM. Sei que foi só o começo da Nova História que Deus escreveu pra mim em missões. Pra saber mais do meu tempo lá acessem meu blog pessoal: http://isabelacavezali.blogspot.com. Esse vídeo aqui em baixo se trata de um web comercial da JOCUM Brasil produzido pelos meus colegas de ETED, da "agência" Studio I9. É apenas um dos inúmeros vídeos produzidos na escola. Confira outros trabalhos no blog: http://www.etedcomunicadores.blogspot.com, ou busque por ETED Comunicadores no You Tube.
Abraços!

Hoje todo mundo

Hoje todo mundo ouve Luan Santana. Eu quero ouvir o som do céu.
Hoje todo mundo se alegra com o salário no final do mês. Eu quero me alegrar porque minha dívida já foi paga.
Hoje todo mundo vive de rotina. Eu quero viver coisas inusitadas e diferentes.
Hoje todo mundo acha a Lady Gaga a rainha do pop. Eu já sei quem é o meu Rei.
Hoje todo mundo fica nervoso por qualquer coisa. Eu quero ficar nervoso por não saber ainda muito sobre o que realmente importa.
Hoje todo mundo existe, mas não vive. Eu quero viver para Quem eu sei que existe.
Hoje todo mundo se quebranta (ou não) nos cultos de domingo. Eu quero me quebrantar até na segunda-feira.
Hoje todo mundo nem faz mais planos por causa da frustração. Eu quero fazer planos com a Sua orientação.
Hoje todo mundo reclama, come e dorme. Eu quero louvar, engolir e acordar para toda Palavra de Deus.
Hoje todo mundo enlata Deus num pote de sardinha. Eu quero enlatar tudo aquilo que me afasta Dele.
Hoje todo mundo é um ser humano normal. Eu quero ser um humano louco para confundir a cabeça normal das pessoas normais, sempre sob a direção Daquele que me criou.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A literatura deve fazer parte do meu cotidiano

''A minha maior briga é fazer com que a literatura faça parte do meu cotidiano''. Essa foi a frase que pontuou o debate entre jornalista e escritor Humberto Werneck, que trabalhou em grandes veículos nacionais, como Veja, Istoé e Jornal do Brasil, e o também jornalista Rogério Pereira, criador do jornali literário O Rascunho e um dos colaborados do site http://www.vidabreve.com/, durante a Semana Literária do SESC Londrina.
Na ocasião, os dois profissionais discutiam o espaço da leitura no dia-a-dia da pessoa. A jornalista, escritora e professora universitária Karen Debertólis, mediadora do debate, levantou questões importantes, como a função da biblioteca na formação do público leitor e onde a literatura se encaixa nisso tudo.
A frase que ilustra e abre esse post aqui no SM foi abordada por Humberto Werneck. Mesmo declarando-se como sem religião, Werneck deu uma grande contribuição, mesmo que indiretamente, para o campo espiritual.
Como acontece com literatura, quem também deve achar um espaço em nossa extensa agenda é Deus. Assim como reservamos um tempo específico para ler a obra de um consagrado escritor, devemos guardar um pouco dos nossos minutos para ouvir a voz de Deus.
Claro que cada um tem um ritmo, mas ler um livro rápido é a mesma coisa que não passar detergente na esponja. Não absorvemos nada. Não aprendemos nada. E muitas vezes não sabemos se lemos um livro do Harry Potter ou um clássico do Machado de Assis.
Não falam por aí que a pressa é inimiga da perfeição? Pois bem, esse ditado vale tanto para a leitura de um livro como a de sua própria Vida, que pode ser conferida em livro preto escondido no fundo de sua estante.
Abraços galera e paz!
Rafa

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Aversão por teologia


por Zé Luís

Não é raro conversar com algumas pessoas e ouvir delas sua aversão por Teologia.


Gente sincera em sua fé, que gosta de uma boa pregação, que passa bons momentos de leitura diante da bíblia, e tem sede de conhecer os pormenores descritos naqueles escritos.


Percebo que eles amam quando alguém detalha algo da época, que explica o porque do comportamento de determinado personagem , assim como guarda cada detalhe línguístico que lhe revelam um sentido mais profundo do que o captado nas traduções ainda não revistas. Um exemplo:


“O Senhor é meu pastor, de nada sinto falta...” é a tradução correta da primeira frase do Salmo 23, o que dá muito mais sentido ao salmista: Se tenho Deus como liderança em minha alma, como poderia sentir falta de algo, antes que ele me supra?No sentido mais conhecido, o “nada me faltará” implica que jamais existirão carências ou dramas em minha vida, o que contrariaria a declaração do Messias, que diz que “neste mundo terei aflições...”


Se você se sentiu edificado com o exemplo acima, tenho uma noticia terrível: Você gosta de Teologia, que nada mais é que “estudo sobre Deus”. Talvez não goste dos teólogos. Seria mais compreensível, Jesus não gostava de alguns também.


Não estou dizendo que o homem que se tornou mestre nisto seja mal, mas o esteriótipo do ser superior e inquestionável é o que se abomina.

Gandhi dizia que o que tornava o Cristianismo ruim eram os cristãos. Isso não significa que Jesus nos torna ruins, mas o desejo luciferiano de ser mais que os outros nos torna insuportáveis.

Quem nunca se irritou com alguém que tem todas as respostas sobre assuntos que não tem definição?


Discussões sobre Calvinistas e Arminianistas, Pré, meso e pós milenistas, pentecostais e históricos, Se estaremos em sono, aniquilacionismo ou andando pelo Céu, e tantas outras coisas que em nada ajudam.


Não é incomum vermos personagens bíblicos jogando questões insolúveis entre grupos de estudos rivais: Fariseus e Saduceus, que tinham um objetivo comum de abafar as ideias de Cristo se dividiram quando foi lhe questionado sobre a ressurreição, a ponto de esquecerem o foco de sua questão.


Assim são muito destes teólogos: estudaram muito para poder debater com seus iguais, e mostrar aos que anseiam entender melhor o Reino como eles são superiores e inquestionáveis.


Esqueceram da vocação que lhes impulsionou até ali.

Uma boa forma de saber se sua Teologia está surtindo um efeito benigno é verificar se o que explica é inteligível às crianças e adolescentes.


Jesus conseguia...




quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Igreja evangélica realiza casamento entre duas mulheres


Olá galera, abaixo uma notícia veiculada no www.pavablog.com (visitem) sobre como o Evangelho de Jesus Cristo está distorcido nos dias de hoje.
Fique atento com as falsas doutrinas que têm sido pregadas por aí!
Rafa.
Cercada por polêmicas envolvendo outdoors da Igreja Cristã Contemporânea, a dupla Anne Flores, de 31 anos, e Kédma Costa, de 33, cumpre os últimos preparativos para o casamento gay, marcado para esta terça-feira, mesma data em que a igreja comemora quatro anos de existência. A cerimônia está prevista para começar às 18h, e deve receber mais de mil convidados, em caravanas vindas de Minas Gerais, São Paulo e do interior do Rio. De acordo com Anne, que trabalha como consultora comercial, as duas estão ansiosas para o evento.

— Já está quase tudo pronto, mas queremos mesmo a benção de Deus. Nós duas estaremos com vestidos de noiva. O meu será um tomara-que-caia e o dela, que tem um estilo um pouco mais esportivo, será um pouco mais fechado.

A recepção será mais reservada, apenas para convidados mais íntimos, no terceito andar do Clube Monte Líbano, no Leblon.

Anne e Kédma se conheceram em uma igreja evangélica no Mato Grosso do Sul, onde nasceram, e estão juntas há sete anos. Elas eram amigas e o primeiro beijo aconteceu em uma noite em que estavam lendo a Bíblia.

Por causa da repulsa das religiões com gays, a dupla passou por vários templos. Anne conta que, após um culto evangélico no Rio, a pastora orientou que as duas se separassem:

— Ela disse que nós estávamos endemoniadas e precisávamos de libertação.

Dificuldades e tentativa de suicídio

As duas chegaram a se separar por um tempo devido aos conflitos internos e também envolvendo familiares, que não aceitavam a relação. Em um desses momentos, Kédma, que trabalha como técnica em informática e veio de uma família de pastores do interior do Mato Grosso do Sul, conta que tentou acabar com a própria vida.

— Eu chamei a Anne no meio da noite para tirar da minha frente um canivete que estava no banheiro. Depois que ela me disse que eu a afastava de Deus, fiquei louca — lamentou Kédma.

Foi depois que Anne descobriu, na internet, um site da Igreja Contemporânea, que tem como representantes os pastores casados Fábio Inácio e Marcos Gladstone, que as duas decidiram oficializar a união. Kédma e Anne estão fazendo um curso para pastoras, para que uma nova sede seja aberta em Niterói.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Um servo de bermudas


É de bermuda que me sinto mais humano e normal.

É de bermuda que me vejo dependente de um Deus que não se importa com a roupa que uso ou que deixo de usar.

É de bermuda que me sinto bem mais semelhante aos que estão longe do que conhecemos como igreja.

É de bermuda que me sinto bem mais semelhante aos que estão longe do que realmente é a Igreja.

É de bermuda que minha fé não se abala, fazendo-me sentir um “super-crente”, superior aos outros só por usar uma calça comprida em pleno verão.

Sem o glamour do linho sacerdotal dos ternos caros que “valorizam” simples homens, pecadores como eu, incompletos como eu, tão vazios quanto um homem sem Deus.

É de bermuda que vejo a luz de Deus brilhar terrível sobre os detalhes mais escuros do meu cotidiano.

É de bermudas que me sinto longe do amor às aparências ocas da religiosidade vã destes dias maus que me atormentam.

É de bermudas que eu te sigo, ó Deus, desviando meus olhos dos homens maus engravatados – marionetes de si mesmos, amantes do impostor que domina a alma vazia que habita seus corpos enfeitados.

Conferi lá no http://www.territorio7.com.br/

Abraços galera, Rafa Machado!